segunda-feira, 12 de julho de 2010

Terça-Feira, 4 de Outubro de 1910

Terça-Feira, 4 de Outubro de 1910
Paço de Mafra

Os meus pequenos é que serviram à mesa o Rei e a Rainha

Dormi mal. Logo de manhã veio o barbeiro dizer-me que tinham assassinado o Bombarda em Lisboa - Professor Miguel Bombarda. Á hora da chegada da diligencia vi no Diario de Noticias que era verdade, e que rebentara uma revolução em Lisboa com caracter republicano. Já no Sabbado andava tudo no ar por causa da chegada do Presidente Hermes da Fonseca, da Republica Brazileira.
De tarde fui á Igreja Nova com as pequenas, sobrinhas, e Carola.
Quando eu ali estava em casa do José Maria Camilla appareceu o Joaquim Bragança chamando-me da parte d'El-Rei que estava em Mafra. Tinha chegado ás 4 h. p.m. em automovel com o Conde de Sabugosa, Conde de S. Lourenço, e Marquez de Faial. El-Rei tinha sahido do Paço das Necessidades que estava sendo bombardeado. Vinha pálido. De minha casa foi comida para Elle (1)Coitadinho! Á noite chegou a Rainha Dona Amélia com Vasco Belmonte e Maria de Menezes. Vinha com cara feroz e trazia um decreto ........... para o filho assignar. El-Rei dormia, mas a Mãe accordou-o!!! Depois comeu e partiu para Cintra com o decreto assignado...............
Ás 9 1/2 chegaram João Caldeira e António Waddington. Vieram de carruagem. Ás 11 1/2 veio um telegramma do Presidente do Conselho com melhores noticias. Vim para casa escrever estas notas. Preocupa-me a presença da minha familia.

(1) Este episódio não está contado no diário mas numa carta. Houveram uns creados do Paço de Mafra que se revoltaram. Meu Bisavô chamou os guardas e mandou prender estes revolucionários. Perante a situação de não haver quem cozinhasse para El-Rei e para a Rainha e não haver quem servisse á mesa, o jantar foi cozinhado pelo cozinheiro do meu Bisavô no seu apartamento do Paço de Mafra, e foi servido pelos 4 filhos (meu avô inclusive e que muitas vezes me contou este episódio.
JTMB





Página do Diário de 4 de Outubro de 1910

4 comentários:

  1. José Tomaz
    Obrigado por partilhar este testemunho com todos os que se interessam por Portugal e pelo seu futuro, aprendendo sempre com os erros do passado.

    Bem Haja

    Cumprimentos

    José Sequeira

    ResponderEliminar
  2. José Tomaz
    Bem Haja por partilhar este testemunho com todos os que se interessam pelo futuro de Portugal, tentando aprender com os erros do passado.
    Cumprimentos
    José Sequeira

    ResponderEliminar
  3. Não quero deixar de aqui saudar o Zé Tomaz por esta bela iniciativa, a qual por certo muito ajudará a compreender como ocorreram, de facto, os últimos dias da Monarquia em Portugal, pelo menos por um ponto de vista tantas vezes esquecido ou até negado. O ponto de vista dos Monárquicos.

    Abraços,

    Paulo Especial

    ResponderEliminar
  4. As minhas sinceras desculpas aos José Sequeira e ao Paulo Especial por só agora publicar os comentários deles. Efectivamente não tenho vindo aqui pois o trabalho não mo tem permitido. Agradeço a ambos os comentários e prometo para breve mais posts.
    Um sincero abraço aos dois

    ResponderEliminar