sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quarta Feira, 5 de Outubro de 1910


Fotografia do Palácio de Mafra onde estão assinaladas a casa do Meu Bisavô e o Quarto onde o Rei dormiu a ultima noite em Portugal


Quarta-Feira, 5 de Outubro de 1910
Paço de Mafra

Noite horrivel d'anciedade! Revolução em Lisboa.
Proclamação da Republica


Á 1h. da madrugada foi El-Rei deitar-se. Deitei-o eu. Emprestei-lhe eu uma camisa de noite. Veio só com o fato que trazia vestido ( á paysana ).
Nada de noticias o que é pessimo. Com o auxilio do Vento Sul ouvem-se distintamente muitos tiros de artilharia. Agoiro mal este dia.
Toda a força da Escola Prática d'Infantaria está armada na arcada Sul.
Na galeria á porta do quarto d'El-Rei no Torreão do Sul estão os guardas da Tapada armados e alguns populares ( vide notas do fim do mez ).
Ás 3 h. a.m. vim a casa escrever estas notas e vêr a pobre Sophia que não dorme sem saber do futuro.
Ás 4 h. chega do Porto o dedicado M. Martins da Rocha. Vamos logo para junto d'El-Rei que dormia socegado. Nada de noticias. Ás 9 h. a.m. chega a Rainha D. Maria Pia com a Marqueza d'Unhão e Conde de Mesquitella. Ás 10 h. a.m. chegou a Rainha D. Amélia com a Condessa de Figueiró " .................." Maria de Menezes, Vasco Belmonte, creados, mallas, etc.
Ao meio dia o Telegraphista José Thomaz communica-me confidente que está proclamada a republica em Lisboa. Começa a confusão. Também está aqui o Karansch. Começa a ideia da fuga. Ás 3 h. p.m. chega o José Sabugosa que veio da Ericeira a cavallo a toda a brida. Diz que está ali o Y. R. "Amélia" com o Principe Real D. Affonso. Partem todos em trés automoveis para a Ericeira. Sophia doente rodeada de crianças. Que desespero! Coitadinho do Rei e das Rainhas! Fui logo tratar de fazer sahir a familia e bagagens do Palacio.
Dia formozissimo contrastando com a minha afflição. (vide notas do fim do mez)


Página do Diário de 5 de Outubro de 1910

1 comentário:

  1. O estilo de escrita do Conde de Mafra ressalta, com especial realismo, a aflição por que passaram Suas Altezas e todos os fiéis e dedicados amigos (sim, nesta fase, essencialmente os amigos) que restaram. Mais uma vez bem haja por nos trazer estas páginas.
    Abraço
    josé sequeira

    ResponderEliminar